como fazer sucesso na musica

 

Como gravar minha música em casa ?

 




E ai Galera, blza...
Hoje vou falar um pouco em como gravar sua música em casa e como nós gravamos o cd demo do YO"MANA"HO que vendeu 6,000 cópias em 2 anos.

Eu sempre gostei de gravar músicas em casa e como a banda era nova e não tinha nada gravado ainda e a gente tava sem grana pra pagar um estúdio profissional resolvemos gravar nós mesmo nosso primeiro cd.

Existem vários programas de gravação e edição de áudio, não vou citar nomes aqui mas, usei vários e me adaptei melhor com o "cool edit" 

Usei os seguintes equipamentos :
Um computador (esse aqui que vos escreve, rsrsrs...) que não é nenhuma maravilha (o cool edit é bem leve e rodou com facilidade no meu pc. Recomendo colocar uma placa de som legal para evitar os ruídos.

Uma mesa de som analógica de 8 canais.

8 microfones.
"Primeiro fiz vários testes em casa gravando músicas no violão, depois colocava voz depois percussão, até me adaptar legal com o programa."


Banda ensaida partimos para a gravação, gravei as guias com voz e violão de todas as músicas no metrônomo que já vem no cool edit.

Como meu pc não tinha placa de som eu não podia gravar a batera em canais separados, por isso gravamos em um canal só.
Com os microfones direcionados nos devidos lugares (chimbal, caixa, tons, lateral, bumbo e 2 sobre os pratos) comecei a equalizar a batera na mesa.O jacaré (batera da banda) ia tocando e eu ajustando os agudos do chimbal e caixa, graves no bumbo,(...) até conseguir o som parecido com o que a gente queria.
Como a gente não tinha microfones especiais para captação de batera e nem de nenhum outro equipamento, usamos microfones normais (vocal) mesmo, foi mais difícil encontrar os timbres mas, rolou.

Batera gravada passamos para o baixo. Aí a coisa se desenrolou um pouco mais fácil seguindo a mesma idéia baixo plugado no cubo e um microfone captando na frente do falante do cubo de baixo, Equalizamos, soltei a batera e a linha de voz e violão pro caco no fone de ouvido e lá se foi o baixo. E assim foi sucessivamente teclado, giutarra base, 2 percussões, guitarra solo, violão, voz e backings.
12 músicas gravando todos os dias das 2 da tarde as 8 mais ou menos.

Salvei toda aquela "zona" em várias pastas com os nomes das músicas e cada instrumento separado, organizei da melhor maneira possível para depois juntar tudo e fazer a mixagem, arrumar os volumes dos instrumentos, dar uma equalizada nas vozes, colocar algum efeito.

Essa parte foi bem complicada sorte que o rafa (nosso técnico de som na época) me deu uma mão.



Enquanto a gente gravava o cd eu tava no comando da mesa e das gravações e ia salvando todos os erros, brincadeiras que rolava, risadas, conversas, (...) e depois editei um monte de baboseira no final da última música do disco (filha do sol) e depois que acaba a música rola um minuto de silêncio aí vem mais uns 15 minutos de loucuras, ficou bem engraçado.

Dica: "grave todos os instrumentos no formtao WAV não use formatos menores tipo mp3 enquanto estiver gravando porque perde muito na qualidade do som, depois que a música estiver pronta, equalizada e completa ai sim pode transformar para mp3 e mandar pra galera"

Só não rolou de fazer a masterização porque eu não tinha a menor idéia de que programa eu iria usar para fazer e ficou assim msmo.

Pena que não tenho nada aqui no pc agora do nosso cd demo mas, já ví na net ai cd demo do yomanaho raridade para baixar, heheh, ninguém segura essa técnologia...

Depois de dois anos trabalhando esse disco a gente gravou nosso primeiro cd oficial YO"MANA"HO reggae e poesia, se quiserem conhecer o trabalho fiquem à vontade:


ou aqui mesmo no blog tem bastante coisa sobre o yomanaho no meu primeiro post coloquei um clipe da nossa música de trabalho "Fogueirinha" que foi gravada no curitiba master hall.
Pròximos posts vou dar umas dicas de como gravar com o cool edit com o passo a passo, colocar uns print's do programa, e ensinando a ligar a mesa de som no pc, e as cabaiada tudo. Vou mostrar algumas músicas que gravo em casa com violão e voz e algumas percussões e também monto batera e baixo no "fruit loop" e depois coloco violão e voz fica bem legal também. Não manjo muito de fruit loop mas, da pra quebrar um galho.

Qualquer dúvida, dica, conselho, crítica comentem.

Se gostou do post indique para um amigo, se não gostou indique para um inimigo,rsrsrsr...

aquele abrassssssssss

Como fazer sucesso com sua banda ?


Essa pergunta até hoje não foi respondida claramente, e eu também não saberia responde-la.
Até mesmo porque, se eu soubesse já teria feito a muito tempo pois estou na música há 12 anos.
Vou dar algumas dicas de como a gente faz o marketing, propaganda, divulgação (...) da nossa banda: YO"MANA"HO reggae e poesia.
Depois de 4 anos na estrada do reggae e tocando no cenário curitibano já conquistei muito mais do que os 7 anos no rock'n roll. Talvez porque o cenário reggae curitibano é bem menor ( menos bandas disputando os espaços) do que o do rock.
Mas, tudo que aprendi no rock foi uma escola, uma faculdade. É como em toda profissão, um médico, por exemplo, passa 6 ou 7 anos estudando para começar a exercer a profissão na música é a mesma coisa, são raríssimos os casos de bandas que deram certo em um curto espaço de tempo ( eu não lembro de nenhuma no momento).
Não espere um sucesso repentino que você pode se frustrar e desistir logo.
Como todo "trabalho" na música a gente tem que dispor de tempo para desempenhar vários trabalhos divulgação, ensaio, correria dos bares e casa de shows, rádios (...) isso no caso de bandas independentes claro, as bandas empresariadas geralmente tem quem faça todo esse trampo.

 




Sugiro dividir os compromissos ex:
o batera cuida dos shows (bares, casas de shows...)
o baixista se encarrega de mandar e-mail para rádios e levar cd's,
o guitarrista cuida dos horários de ensaios, passagem de som, equipamento da banda (cabos, cordas, peles, baquetas...) e fazer camisetas da banda, moletons etc...
o vocal da divulgação em site, orkut, msn, YouTube, Picasa, sites que ajudam a divulgar bandas como por ex : 
 esse é um site que ajuda e muito a divulgar sua banda e à nível nacional.

 




A gente também tem o site oficial https://www.yomanaho.com.br/ mas, na moral eu prefiro divulgar em sites de ajuda porque eu mesmo posso postar fotos de shows, atualizar a agenda de shows, colocar as letras das músicas pra galera acompanhar, cifras, músicas para baixar (...).
Uma coisa que é impressindível é que todos os integrantes da banda "vistam a camisa", divulgar a banda como se fosse um sobrenome!!! no orkut, msn, twiter em tudo, e ainda mais pedir para os amigos mais próximos fazer o msmo e acreditar muuuuuuuito no seu trabalho.
o YO"MANA"HO vendeu 6,000 cópias do cd demo em 1 ano e meio vendendo em bares, para amigos, parentes , vizinhos e só no terceiro ano conseguimos gravar nosso primeiro cd profissional com produção, equipamento bom, etc... e o cd profi vendeu perto de 2,000 cópias de mão em mão nesse ano, fora os que foram baixados na net, rsrsrs...

Chega por Hoje, esse assunto da pra escrever um livro. vou continuar falando sobre isso no próximo post, vou falar ainda em como tocar nas rádios, como divulgar sua banda na net, orkut, sites,etc... Como gastar pouco e gravar um bom trabalho, como gravar minha música em casa,(nosso cd demo foi gravado em casa) como fazer shows em outras cidades ou estados e por ai vai.........
aquele abraço e até breve.

 


Se gostou do post indique para um amigo, se não gostou indique para um inimigo...rsrsrs...

Como tocar em outras cidades ou estados ?



Dae galera, blza...
Então, hoje vou falar um pouco sobre como tocar em outras cidades.
A maneira mais fácil de começar a fazer um som em outras cidades é a troca de shows com as bandas da cidade que você quer tocar.
O YO"MANA"HO tem uma parceria com a banda REGGAÇO (recomendo) de Rio Claro SP. Já rolou vários shows aqui em curitiba e região metropolitana com as duas bandas e também lá no interior de sampa.
Começou assim o caco (baixista do yoamanaho) fez contato com o bruno do reggaço e ofereceu fazer uma troca de shows YO"MANA"HO vai até Rio Claro e faz um show lá e o Reggaço paga todas as despesas depois o reggaço vem até curitiba e a gente paga todas as despesas.
É legal no começo tocar apenas pelas despesas porque a banda não é conhecida na cidade, não tem público suficiente para pagar as despesas e precisa divulgar o trabalho.
Para ficar mais barato as viagens é legal distribuir os integrantes da banda nas casas dos integrantes da banda local. nesse caso não precisa pagar a hospedagem e a comida.
Uma dica legal é mandar 50 cd's da sua banda para a banda da cidade onde você vai tocar para dar para os 50 primeiros ingressos do show. Porque dessa maneira a galera já vai pro show conhecendo sua música e o show fica menos "gelado".
Outra dica é entrar nas comunidades do orkut da cidade e adicionar uma galera que curta seu estilo de som.
Tentar negociar com a rádio local também é legal fazendo uma permuta, a banda manda cd's e camisetas pra rádio e a rádio divulga o evento. As vezes rola de fazer um acústico na rádio no dia do show.

E em breve o reggaço vai estar aqui em curitiba denovo provavelmente dia 18 de setembro no embaixada de zion.
YO"MANA"HO também fez parcerias com outras bandas de outras cidades como a banda teahuco de são bento do sul SC. raizen de foz do iguaçú PR. Rabojahraia de Piracicaba SP. entre outras...



Outra maneira é Fazer vários releases da banda e cd's pegar um carro ou uma moto e fazer um bate e volta nas cidades visitando as casas de shows e bares da cidade, é legal ir sexta ou sábado que geralmente são os dias que mais tem música ao vivo e falar com os responsáveis do lugar, é massa levar também violão e uma percussão para se precisar fazer uma palhinha na hora pro cara conhecer o som. Éssa é um pouco mais difícil de arrumar shows mas, é bem válida porque os donos de bares já ficam conhecendo a banda. Não perca a viagem se encontrar uma galera em praças, parques, (...) pare para levar uma idéia conhecer a cena local e deixar seu cd, adesivo ou camiseta.
"Propaganda é a alma do negócio"
Mandar e-mail's para os bares pode ser uma possibilidade, eu não lembro de nenhum show que a gente arrumou mandando e-mail's para outras cidades mas, tenho certeza que vários bares e donos de bares conhecem nosso nome porque já mandei uns 500 e-mails para bares fazendo divulgação da banda, com um release (pequeno), cachê, site, música e proposta de show.
Tentar passar a perna em outras bandas fazendo trocas de shows e indo tocar nas cidades e não arrumar o show de volta pras bandas é um mau negócio porque a banda que você ficou devendo show e vai fazer uma propaganda negativa de sua banda e como os estilos são parecido a pessoas que curtem a banda local curte seu som também você só sai perdendo.
"quando uma pessoa gosta do seu som ela indica para um amigo , quando ela não gosta ela fala mal para umas 5"



Bom, é isso por hoje.
Qualquer dúvida ou dica postem um comentário.
Aquele abrassssssssssss
e se gostou indique para um amigo se não indique para um inimigo, rsrsrsr...